Bebidas de Festas

 
Como somos dois tarados por bebidas de todos os tipos, não faltaria um post sobre algumas variedades de bebidas alcoólicas existentes. Espero que curtam.

FERMENTADOS

 Aquavit
O aquavit (também escreve-se akvavit) é uma aguardente transparente de origem escandinava, é servido muito gelado.
O Aquavit é uma aguardente proveniente de cereais sendo também usada a batata, na sua produção. Atualmente o aquavit é produzido e exportado para o mundo pelos países escandinavos.






Armagnac

O armagnac é uma aguardente proveniente da destilação de vinhos de baixa qualidade, que apresentam características próprias para o envelhecimento. o armagnac então pode-se dizer que é uma aguardente vínica de grande qualidade. Produzido na Franca, o armagnac é produzido exclusivamente com vinhos brancos.



Cachaça

A cachaça, também conhecida com pinga e vários outros nomes, é uma bebida alcoólica, tipicamente brasileira. O ingrediente básico para a produção da cachaça é a cana de açucar, que é encontrada com abundancia no Brasil, além da cachaça a cana de açucar é responsável pela fabricação do alcool combústivel. Usada na produção de muitos coqueteis, como a caipirinha, a cachaça é muito consumida no Brasil.





Calvados

Calvados é o nome dado a uma bebida alcoólica destilada, originária da Baixa-Normandia, França, feita à base de maçã, da qual é extraída a sidra que depois é fermentada e destilada. O Calvados é uma bebida D.O.C. (D'Origin Controlée, De Origem Controlada) como o champagne, o cognac, o armagnac, etc., isto é: só pode receber o nome Calvados a bebida feita em acordo com a legislação francesa e produzida naquela região específica.




Conhaque

O conhaque(também conhecido como brandy) é uma bebida decorrente da destilação do vinho. Além do vinho o conhaque pode ser produzido através do suco fermentando, e é principalmente degustado após as refeições.
Existem três maneiras de produzir os conhaques, sem envelhecimento, single barrel e sistema de solera.





Gim

O gim ou gin, é uma bebida destilada á base de zimbro e cereais. O gim teve origem nos Países Baixos no século XVII. É uma bebida muito forte, mais forte que uísque. Na produção do gim, depois de destilado, ele sai com um teor alcoólico muito grande, impróprio para o consumo, sendo adicionada água destilada para reduzir o teor alcoólico do gim. O zimbro é responsável pelo sabor do gim.






Grappa

A grappa, popularmente chamada de bagaceira, é uma aguardente feita do vinho, com um teor alcoólico mais elevado. A grappa é obtida através da destilação do bagaço da uva, daí vem o nome bagaceira.







Kirsch

Kirsch é uma bebida feita da destilação do suco de uma cereja típica da Alemanha, é uma cereja pequena e negra. A kirsch apresenta uma coloração clara, e não é uma bebida doce como os outros licores de cereja. A kirsch é servida com gelo, e muito comum servi-la após a refeição e em temperatura ambiente.





Licores

Os licores são bebidas alcoólicas doces constituídas por alcool, água, açúcar e aromas diversos, por exemplo de baunilha. Os aromas dos licores são obtidos pela mistura do líquido com frutas, temperos, ervas, flores, sementes, raízes, cascas de árvores ou ainda cremes, o que dá um sabor característico a cada bebida. Os tipos de licores são diversos, pode ser suave, seco, perfumado, de frutas... depende do que o licor é feito.


Pisco

O Pisco, uma aguardente produzida no Chile e no Peru. O Pisco é feito da destilação do mosto de uvas.
Não se sabe ao certo a origem do pisco, mas no Chile a bebida é uma mania nacional.
No Pisco do Chile, a principal uva usada é a moscatel e suas variedades, já o pisco Peruano são usadas para piscos aromáticos a albilla, itália, torontel e moscatel, já os não aromáticos a uvina, quebranta, uvida, amollar e preto normal.




Rum

O rum é uma bebida obtida da destilação de melaços fermentados da cana do açúcar. O seu aroma é suave. O rum é uma bebida cristalina, e pode ser produzido de duas maneiras: a industrial e a agrícola, mas sempre cristalina. Tem alguns tipos de rum que tem a coloração dourada, isso devido ao envelhecimento em tonéis ou a adição de corantes caramelo. O rum originalmente é uma bebida Cubana.






Saquê

O saquê é uma bebida produzida através da fermentação artificial do arroz, é uma bebida por tradição fermentada, mas a mais consumida é o saquê destilado. O saque é uma bebida tradicional do Japão e é consuminda normalmente no começo das refeições e quente. No Brasil, empresas japonesas produzem o saquê e em São Paulo é facilmente achado em lojas no bairro da Liberdade. Os saques são bastante utilizados no preparo de coquetéis e drinks.







Soju

O soju, uma bebida produzida atravez da destilção do arroz, tem o teor alcoólico de cerca de 20%. O soju, é originário da Coréia e atualmente é produzido na Coréia do Sul, e é produzido também não só do arroz, mas como de outros tipo de alimentos como a batata e a batata doce.
O soju é levemente doce, parecido com o saquê e da uma sensação falsa de não ficar bêbado.




Tequila

A Tequila, uma bebida tradicional do México, mais precisamente do povoado de Tequila de onde se tirou o nome da bebida, é uma bebida destilada, fortemente aromática, e tem diversos tipos de cor, aroma e sabor.
Tradicionalmente, a Tequila é servida num copo com sal em volta, a pessoa "vira" toda a bebida e logo em seguida morde uma rodela de limão.
A sua destilação é feita de uma planta da América Central chamada Agave tequiliana, também conhecida como agave azul, de onde faz a destilação do sumo dessa planta para obter a tão famosa Tequila.




Vermouth (Martini)

O Vermouth é um composto de vinho que tem a losna como a erva principal. O Vermouth o tão famoso Martini, conhecido como o rei dos coquetéis tem diversos sabores. O Vermouth tem na sua composição cerca de 70% de vinho.




Vodka

A vodka, uma das mais tradicionais bebidas destiladas, é obtida através da destilação de tubércolos(sendo a batata a principal) e grãos(cevada, trigo, milho, ervas...) e depois diluída em água. Tradicional da Rússia, a vodka é uma bebida quase sem sabor e incolor. A respeito do nome "Vodka" que é diminutivo de água em russo, no caso seria "aguinha", mas essa tese não é concreta e pode ser apenas mera coincidência. Os tipo de vodkas basicamente são: Vodka Ocidental, Russa e Polonêsa. Muito consumida em países de baixa temperatura como a Rússica e Ucrânia a vodka também em consumida com misturas entre outras bebidas no mundo todo.


Whisky

O Whisky ou uísque, é uma bebida destilada de grãos, na maioria das vezes com malte. A muitos boatos sobre a origem do Whisky, vários países falam que a origem foi no seu país, entre eles a Escócia a Índia e a Irlanda.
Basicamente exsitem 3 tipos de Whisky, são eles o Single Malt, Single Grain e Blend.
Exemplos de marcas de Whiskys e tipos de Whiskys:
Blend: Johnnie Walker, Chivas, Bucanas, Ballantines etc.
Single Malt: Glenfiddich.
O Whisky normalmente é consumido bem gelado e puro, com excessão os do tipo blend que pode ser misturados com outras bebidas como a soda e coca, ou ainda acrescentado de água.
Uma mistura bastante interessante muito popular no Brasil é o Whisky com energético.



FERMENTADOS

Cerveja

A cerveja, bebida produzida a partir da fermentação de cereais, sendo o principal a cevada maltada, tem como ingredientes o malte, lúpulo, água, fermentos e adjuntos. Acredita-se que a cerveja foi uma das primeiras bebidas alcoólicas produzidas.




Champanhe

O Champanhe ou Champagne(em francês) é um vinho branco espumante. O Champanhe é a bebida de festas e comemorações, sendo insdispensáveis nessas ocasiões.
Podemos ter seis classificações de Champanhe conforme o teor de açúcar adicionado para a segunda fermentação: Doux (Doce), Sec (Seco), Extra-Sec (Extra-seco), Demi-Sec (Meio-seco), Brut (Bruto) e Extra-Brut (Extra-bruto). Devido às diferenças de paladar, os mais fabricados e vendidos são o Demi-Sec e o Brut.


Sidra

A sidra é uma bebida fermentada, produzida através da fermentação alcoólica do mosto da maçã e da pêra. É uma das bebidas com menor teor alcoólico, porém as sidras são bebidas muito saborosas, apreciadas principalmente por mulheres.


Vinho
O vinho é uma bebida resultante da fermentação alcoólica do sumo de uvas, sendo os seus ingredientes básicos a água, uvas e fermento. Existem cinco tipos distintos de vinhos: os vinhos tintos, os rosés, os brancos, os espumantes, e os vinhos fortificados.
Temos os vinhos Finos ou Nobres, que são produzidos somente com uvas viníferas, os vinhos Especiais, que são produzidos com variedades de uvas, além dos vinhos Comuns, Frisantes, e outros tipos de vinhos.